67 receitas com mel de abelhas nativas

Este livro não é apenas um livro de receitas. É uma homenagem às abelhas e aos guardiões das abelhas. Uma reafirmação do papel socioambiental da gastronomia, dos cozinheiros e das cozinheiras, que, por meio da interpretação de um universo amplo de cores, aromas e sabores, nos convidam a conhecer mais de perto a biodiversidade. Biodiversidade aqui representada por 18 espécies de abelhas nativas brasileiras, originárias de todas as regiões do País. Abelhas resguardadas por abnegados produtores, sem os quais este livro não seria possível. Produtores que forneceram mel e pólen a 48 cozinheiros, cozinheiras, chefs e bartenders, que trouxeram em suas receitas a representação das regiões onde vivem e a diversidade do Brasil. Uma vez que o mel de abelhas nativas também chegue na sua casa, na sua cozinha, na sua mesa e no seu paladar, o ciclo estará completo; e o objetivo deste livro, alcançado.

Este livro é fruto do Projeto Verde Mel, uma iniciativa do Instituto ATÁ em parceria com a Sylvamo, a Associação Ambientalista Copaíba e a Reenvolver. O projeto tem o objetivo de difundir o conhecimento sobre as abelhas nativas e a importância da conservação dos polinizadores.

PRODUTOS DAS ABELHAS NATIVAS:
CARACTERÍSTICAS, TÉCNICAS E APLICAÇÕES

O objetivo deste livro é disponibilizar aos criadores de abelhas sem ferrão, e aos empreendedores da meliponicultura, informações técnicas que contribuam para o fortalecimento da atividade. Ao mesmo tempo, oferece aos apaixonados por abelhas, e consumidores de seus produtos, histórias e informações sobre o fascinante universo do mel, do pólen, da cera e do própolis. O ponto de partida do conteúdo do livro são os resultados inéditos de três frentes de pesquisa, coordenadas pelo Projeto Verde Mel, realizadas entre janeiro de 2021 e novembro de 2022.

O Projeto Verde Mel é iniciativa do Instituto Atá em parceria com a Sylvamo, a Associação Ambientalista Copaíba e a Reenvolver. O projeto tem o objetivo de difundir o conhecimento sobre as abelhas nativas e a importância da conservação dos polinizadores.